top of page
Juliana Baron - Livro - 18.outubro.2023 - PaulinhoSefton.com ©-3.jpg

Com relatos acolhedores e reais, o livro Maternidade Possível - Sendo a mãe que eu posso ser, de Juliana Baron, expõe as dores e as delícias de ser mãe.

Escrito durante as madrugadas amamentando ou depois de longas noites sem dormir, Maternidade Possível - Sendo a mãe que eu posso ser, livro de estreia de Juliana Baron, é um relato sobre maternidade integral. Distante do conceito de mãe ideal, Juliana, psicóloga e mãe de dois meninos, João Pedro e José Antônio, buscou na ideia de mãe possível a base para textos acolhedores, divertidos e emocionantes.

"A meu ver, a mãe possível é aquela que encontra um caminho do meio entre a ideal e a real, e também aquela que se abre às possibilidades de seguir se descobrindo como mãe”, compartilha Juliana, que tem consultório em Florianópolis e também já produziu inúmeros eventos chamados Mães Possíveis, com ricos debates sobre maternidade.

De uma forma leve, o livro aborda questões profundas na vida das mães, como as novas identidades e as transformações que um filho provoca. Mas Maternidade Possível não pretende ser um guia, pelo contrário. A autora questiona a quantidade de manuais e seus efeitos na maternidade espontânea, baseada no jeito de ser de cada mulher.

"O livro não nasce com a pretensão de transformar a vida de ninguém, mas como sei que a maternidade pode ser solitária e avassaladora, ao compartilhar meus textos e relatos, entendi que posso contribuir para que outras mães atravessem esse momento com mais leveza por se reconhecerem na experiência de outra mãe”, compartilha.

Entre os temas, estão puerpério, amamentação, rede de apoio e amadurecimento. A principal ideia do livro é desconstruir a maternidade romantizada, sem ignorar os diferentes contextos e realidades de cada mãe.

"Assim como eu, vejo muitas mulheres se perguntando porque ninguém as alertou sobre os desafios e angústias da maternidade, então, decidi escrever sobre a beleza do maternar e também sobre aquelas partes não compartilhadas e `postáveis´”, diz a autora, que nesse contexto apresenta o conceito de maternidade integral.

"Tenho buscado cada vez mais entender a vida como um todo, com suas dores e delícias e com a maternidade não poderia ser diferente. Ela não é incrível OU difícil. Ela é as duas coisas. Assim, integrá-la é uma decisão não só necessária, como libertadora”, finaliza.

Maternidade Possível - Sendo a mãe que eu posso ser

Juliana Baron

Ed. Insular, 152 páginas, R$ 55

bottom of page